sábado, 15 de setembro de 2012

Cultura Maori, viajando, surfando e aprendendo!



A bodyboarder Cearense, pioneira na modalidade de FreeSurf pelo mundo, Rebeca Barros, recém chegada  de  6 meses viajando pelas ilhas da Polinésia Francesa, descreve um pouco de sua experiência e aprendizado sobre Surf e cultura Maori .


  Tahiti é uma das 118 ilhas da Polinésia Francesa, dos cinco arquipélagos de ilhas, Atóis e Motus (em taitiano), que compõem este paraíso de cores exuberantes. Papeete, a capital, fica na ilha do Tahiti. A Polinésia Francesa é um vasto território perdido no Pacifico Sul, repleto de ilhas de corais vivos e montanhas que nascem de um mar tão azul turquesa, como e possível se imaginar de um paraíso tropical. Fruto da atividade vulcânica da região, estas ilhas e Atóis tem pequenos povoados com praias paradisíacas, as vezes privadas e desertas, como também hotéis deslumbrantes que são bangalôs que flutuam sobre o mar. Repleto de cenários utópicos onde temos oportunidade de vivenciar experiências inesquecíveis.






 Surf, Flores, danças, pescaria e canoas fazem parte do dia-a-dia dos taitianos. As corridas de canos coloridas são eventos para não perder, as flores são usadas nas mais diversas ocasiões, aplicadas freqüentemente nos cabelos das mulheres taitianas, os hibiscos ou tierre  são símbolos de comprometimento  quando usadas na orelha esquerda. O colar de flores é dado na recepção dos visitantes. O festival anual de dança HEIVA é realizado anualmente em Papeete, muitas competições de canoas, além da competição de Surf em Teahupoo, a onda mais perfeita do Planeta.


  A ilha do Taiti é conhecida pela sua beleza natural e por ser um dos melhores destinos de relaxamento do mundo. As águas transparentes e calmas das lagoas, o aroma natural das flores típicas e a melhor baunilha do mundo, são cenários  e ponto de partida para esse verdadeiro SPA natural que e a Polinésia Francesa.




E uma dica que pode até parecer estranha mas é uma das atividades mais procuradas nas ilhas: o mergulho livre para alimentar tubarões e arrais. Reservada apenas para aventureiros mais audazes, a experiência é inesquecível e única!



Outra forte tradição até os dias de hoje são as tatuagens Maoris. A palavra tatuagem (tatoo) e a sua historia retoma aos Maoris da Polinésia. A antiga lenda de Taohu, o Deus da tatuagem, descreve a pintura de todos os peixes dos oceanos em padrões deslumbrantes. Os líderes das tribos Maori surgiam completamente tatuados no rosto, como símbolo do seu poder e influência, também pedem proteção aos Deuses através de seus desenhos. A tatuagem sempre foi considerada um ritual de homenagem e símbolo de beleza e amor.


   Além de toda essa exótica cultura, a Polinésia Francesa também se destaca na cultura de Perolas Negra, as mais belas e raras do planeta.
   A alimentação diária consiste em  muito peixe cru fresco, sashime e frutas.
   O Povo Maori do Taiti fala o idioma Frances e poucos falam o taitiano nos tempos modernos. 




   No geral os locais são muito acolhedores, além do lugar ser o paraíso tropical na terra, também é o paraíso para os surfistas que cada ano chegam em mais quantidade a procura das famosas ondas perfeitas .



  Foi o amor ao freesurf que levou Rebeca a esses paraísos remotos.






E  aqui fica mais um exemplo de que Surf e cultura andam juntos.

 Texto By Rebeca Barros. Agora ja Em Bali 14 de setembro 2012 



Um comentário: